fbpx Skip to main content

Solsist promove curso inédito de capacitação em parceria com o SENAI; inscrições abertas

bece3c_26a65cf308e8477cb4006bbec2d55f6a-mv2

Depois do sucesso da primeira edição do curso “Projetista e Montagem de Sistemas Fotovoltaicos” em parceira com o SENAI – uma das mais importantes instituições de educação profissional do país – a Solsist Energia se prepara para realizar nesta semana, de 7 a 9 de outubro, o curso “Instalador Pleno de Sistemas Fotovoltaicos”. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link: http://bit.ly/2du7uYO

O objetivo das aulas é capacitar profissionais que desejam trabalhar com geração de energia solar, atividade em franca expansão no Brasil. “Essa é uma atividade profissionalizante única no país, elaborada para quem gosta de colocar a ‘mão na massa’ ou para quem precisa supervisionar de perto suas obras. O aluno será certificado com três diplomas do SENAI: Reciclagem em NR10 (instalações elétricas com foco na energia solar), NR35 (trabalhos em altura – prática de montagem) e Instalador de Sistemas Fotovoltaicos (montagem elétrica e mecânica)”, explica o engenheiro sócio da Solsist, Paulo Breyner.

Formatado para turmas de no máximo 20 alunos, o curso é destinado a engenheiros, arquitetos, ambientalistas, técnicos, professores, estudantes, eletricistas, empresários e profissionais da área pública ou privada com interesse em se capacitar na elaboração de projetos e na instalação de geradores fotovoltaicos autônomos e conectados à rede. Durante 27 horas de treinamento o aluno desenvolverá seu senso crítico sendo capaz de escolher as melhores opções para o desenvolvimento de um projeto de um sistema fotovoltaico, tanto da forma comercial quanto técnica focando na parte de instalação do sistema em diversos tipos de telhas.

bece3c_8750f592b784457a97753e83dfdea1bb-mv2

O curso será ministrado pelos instrutores do SENAI e pelos engenheiros da Solsist Energia, Luciano Vinti e Paulo Breyner, profissionais com ampla experiência em realização de projetos específicos de energia solar, consultorias e desenvolvimento de projetos de sistemas fotovoltaicos, tanto de sistemas Off Grid, como de sistemas On Grid (Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede).

As aulas acontecem no SENAI do bairro Horto (Rua Santo Agostinho, 1.717). Ao final os alunos vão receber certificados de participação do SENAI, apostila completa com o conteúdo do curso e um pacote digital contendo vários vídeos, normas e outros arquivos relacionados ao tema.

Iniciativa de sucesso

A parceria da Solsist e SENAI não poderia ter começado melhor. A estreia aconteceu no final de setembro com o curso de Projetista e Montagem de Sistemas Fotovoltaicos. Devido ao grande sucesso entre os 18 participantes, como pode ser confirmado através do depoimento do aluno Tiago Almeida (logo abaixo), a atividade será novamente realizada no final deste mês, de 21 a 23 de outubro.

De acordo com o engenheiro e sócio da Solsist, Luciano Vinti a atividade foi bastante produtiva principalmente pelo conteúdo abordado e pela estrutura que o SENAI ofereceu. “Em todos os cursos tentamos explorar um tema novo relacionado ao setor, nesta primeira edição, por exemplo, chamamos atenção dos participantes para o licenciamento ambiental em grandes usinas de Minas Gerais e assim faremos nas próximas atividades. Sempre tentando alinhar novas temáticas ao que estamos trabalhando”.

Para a supervisora técnica do SENAI, Natália Trindade de Souza, o retorno foi realmente muito positivo. “Nessa primeira edição do curso a maioria dos participantes já eram profissionais da área e isso traz uma visibilidade muito grande para nós. Posso dizer também que essa experiência de alinhar a prática da Solsist com a estrutura que o Senai oferece trouxe um verdadeiro ganho. Acredito que todos os participantes sairão de nossas atividades com uma bagagem muito maior para enfrentar o mercado de trabalho e consequentemente estarão carregando os nossos nomes junto. Para as próximas atividades a nossa expectativa é manter as salas sempre cheias como foi nessa estreia”, revela.

bece3c_5a257ddd5b98420e9d5e3d8e1cc6fb23-mv2

Por meio de seus cursos de capacitação, a Solsist Energia já qualificou 400 alunos em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Paraíba e Pernambuco. Até o final deste ano a meta é certificar mais 140 alunos, sendo que 80 em parceria com o SENAI de Belo Horizonte e 60 em atividades próprias da empresa em outros estados.

Para quem não conseguir se inscrever ainda este ano é bom ficar atento às novidades que a Solsist adianta para 2017. “Pretendemos lançar novas capacitações, como o Licenciamento Ambiental em Minas Gerais, levando em consideração grandes usinas fotovoltaicas no Estado e também o curso de Empreendedor Fotovoltaico. Além de Belo Horizonte, São Paulo, João Pessoa, Fortaleza e Rondônia também serão contempladas”, destaca Vinti.

bece3c_766370b3b0f6497c8f78bd207d613aa0-mv2

%d blogueiros gostam disto: