fbpx Skip to main content

Rio investe em geração de energia limpa com mapa solar da cidade; estudo é inédito no país

bece3c_9ad6a73d6e9b4dbe8cc669d6afbfe573-mv2

Conhecido mundialmente por suas belezas naturais e por ser uma cidade solar, o Rio de Janeiro possui um aplicativo que permite identificar o potencial de geração de eletricidade nos telhados do município. Isso pode ser visto no Mapa Solar do Rio de Janeiro, um estudo inédito no país, que mapeou 1,5 milhão de telhados e mostra que o potencial de geração fotovoltaica (energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade) nas áreas mapeadas é maior que o consumo residencial da capital.
Esse aplicativo, que pode ser acessado no site do Mapa Solar do Rio , possibilita viabilizar dados como a irradiação solar e a área disponível em cada edifício da cidade.

bece3c_ad5f3d172a0d4dd392221f67b47c8ce9-mv2

O diretor de Informações do Instituto Pereira Passos (IPP) – órgão de pesquisa e informação sobre a Cidade do Rio de Janeiro – Luiz Roberto Arueira, explica que o Mapa Solar foi desenvolvido através de uma simulação 3D com base em dados tridimensionais do relevo e das edificações, exceto nas que estão em áreas de ocupação informal. Para o cálculo, foram escolhidos os dias com maior e menor insolação no ano de 2015.

O projeto integra a carteira do Programa Rio Capital da Energia, cujo objetivo é mobilizar a sociedade e promover o debate sobre as fontes renováveis de energia e a eficiência energética, para tornar o Estado do Rio de Janeiro um centro de referência em inovação tecnológica, eficiência energética e sustentabilidade ambiental.

%d blogueiros gostam disto: