fbpx Skip to main content

Descubra o que avaliar antes de investir em um sistema solar fotovoltaico

Estudo recente da consultoria Boston Consulting Group aponta que a geração distribuída já é uma realidade no Brasil. E deve apresentar um alto crescimento nos próximos anos. Isso devido à irradiação solar e os incentivos para usuários adotarem essa solução. Só no ano passado o número de instalações de sistemas fotovoltaicos cresceu mais de 100%. E, de acordo com o Ibope Inteligência, 89% dos brasileiros desejam gerar energia renovável em casa futuramente.

Pensando nesses índices e na parcela da população que já está analisando propostas para investir na área, decidimos abordar na matéria de hoje, alguns fatores que são fundamentais antes de fechar qualquer negócio, mas que muitos consumidores ainda desconhecem. Para isso, convidamos nosso engenheiro de energia e sócio da Solsist, Luciano Vinti, que irá compartilhar algumas dicas. Acompanhe com a gente!!!

1-Competência e qualidade

Hoje o consumidor tem à sua disposição uma série de empresas que prestam serviços na área solar. Mas antes de contratar qualquer empresa que irá se responsabilizar pelo seu projeto é preciso estar atento a alguns fatores. Como pontua Vinti: “É fundamental que o consumidor confira o registro da empresa junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA), que verifique a expertise (capacitação) dos profissionais contratados e, além de tudo, observe se a empresa realmente cumpre com o prometido. Ressalto ainda a importância de ter acesso a clientela da empresa e a sua garantia de performance. É sempre positivo conversar com quem já foi atendido pela empresa. Para, a partir daí, decidir se vale ou não a pena firmar compromisso com aquela determinada organização”.

2- Tecnologia

Normalmente as empresas de energia solar utilizam softwares específicos, por exemplo, para fazer a estimativa de geração. Como este fator é muito técnico e até mesmo difícil para o consumidor avaliar, Vinti afirma que é sempre bom que o consumidor verifique como a empresa desempenha os trabalhos. “Aqui, recomendo analisar o que foi prometido a clientes e o que está sendo cumprido em relação à geração de energia”.

3- Visitas técnicas

As visitas técnicas realizadas pelas empresas são fundamentais no projeto de instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico.  Afinal, cada caso tem suas particularidades. Segundo o engenheiro Luciano Vinti, neste quesito é importante que o consumidor verifique se a equipe fez a medição do telhado, definiu os tipos de ligações que serão realizadas e onde serão instalados os equipamentos.

4 – Manutenção e pós-venda

O sistema solar fotovoltaico quase não exige manutenção, mas em alguns casos pode ser necessário reconfigurar a conexão do inversor. Por isso, é bom estar atento à garantia oferecida pela empresa no contrato ou proposta. Na Solsist Energia, Vinti revela que a empresa oferece a gestão do faturamento da Cemig para o cliente. Assim como a verificação do sistema remoto por meio do monitoramento web. Caso seja detectado alguma falha durante este processo, a empresa entra em contato com o cliente e posteriormente manda sua equipe de engenheiros ao local para sanar o problema.

Quanto à manutenção, Vinti explica que geralmente é feita uma limpeza dos painéis quando há um longo período de chuvas. No caso de reconfigurar o monitoramento do inversor, isso se aplica somente quando o usuário troca a senha da internet de sua residência ou empresa.

5- Preço não é tudo!

Se você é daqueles que sempre escolhe pelo produto mais barato, cuidado! No caso de sistemas fotovoltaicos, essa atitude merece uma atenção especial. Como alerta Vinti: “se você for comprar dois sistemas de empresas diferentes, desconfie de preços muito baixos, provavelmente o serviço oferecido não será entregue. Para comprar sistemas solares deve-se utilizar o preço proporcional em relação à potência oferecida. Agora, se você for comprar sistemas com outros rendimentos de renda fixa, o projeto fotovoltaico renderá muito mais. Pois as tarifas de energia elétrica crescem mais do que o rendimento de investimentos atrelados a taxa básica de juros ao longo da vida útil do equipamento.

Agora que você sabe os principais pontos a serem avaliados na hora de investir em um sistema solar fotovoltaico, que tal firmar negócio com a gente? Não se esqueça! Temos o projeto ideal para você com o orçamento que cabe no bolso. E mais, teremos o maior prazer que você converse com alguns de nossos clientes para conhecer melhor nosso trabalho. Entre em contato: (31)3477-7714 | (31)4042-0255 ou contato@solsistenergia.com.br

%d blogueiros gostam disto: