fbpx Skip to main content

Novo ano começa com excelentes perspectivas para o setor de energia solar

A geração de energia solar está experimentando um boom, como ocorreu anos atrás com a energia eólica, tendo crescido mais de 70% a capacidade de geração nos últimos dois anos. Para se ter uma ideia da dimensão desse avanço, a  distribuição solar fotovoltaica cresceu 270% até novembro do ano passado, segundo o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Rodrigo Sauaia. E as perspectivas continuam em alta para este novo ano que inicia.

A geração solar ocorre de duas formas: a centralizada, na qual são implantados parques para produzir uma grande quantidade de energia, e a distribuída, formada por pequenos sistemas que geram energia que compensa o consumo geralmente feito pelo dono do sistema.

energia-solar1

No início do ano passado, a geração distribuída solar fotovoltaica tinha 1.750 sistemas no País. Até novembro de 2016, esse número subiu 6,5 mil sem incluir os dados consolidados de dezembro último. De acordo com Sauaia, isso demonstra claramente que a geração distribuída solar fotovoltaica avança mesmo em tempos de incertezas econômicas e políticas no País, comprovando sua solidez como uma tecnologia de grande potencial e oportunidade real de redução de custos para a população e as empresas brasileiras. Em Pernambuco, por exemplo, há 165 pequenos sistemas solares, dos quais 108 foram instalados em 2016.

A geração centralizada – com grandes parques solares – foi impulsionada pela resolução de nº 687 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que passou a permitir a implantação de parques de geração compartilhada nos quais a energia gerada pode ser compensada na conta de vários usuários ao mesmo tempo. Em Pernambuco, essa medida fez tirar do papel pelo menos dois empreendimentos. Um em Gravatá e o outro em Tacaimbó.

download

“Energia elétrica, principalmente solar, deve continuar crescendo”, também revela o economista do Santander Rodolfo Margato.

Saiba mais em: http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/gd.asp

Se você deseja se atualizar e ficar a par das boas notícias na área de energia solar não deixe de acompanhar nossos novos artigos. Aqui, pelo blog, e através de nossas redes sociais.

%d blogueiros gostam disto: