fbpx Skip to main content

Manutenção dos painéis fotovoltaicos: saiba como garantir um melhor aproveitamento da energia solar

Pensando na redução de custos e em um futuro mais sustentável, proprietários de empresas e residências têm procurado investir em energia renovável e o uso de painéis fotovoltaicos se mostra uma das melhores e mais viáveis opções no mercado. Em artigos anteriores falamos sobre esse sistema de geração de energia, seu funcionamento, investimento e benefícios Mas, como qualquer outro tipo de equipamento/aparelho, as placas fotovoltaicas também precisam de uma atenção especial quanto a sua manutenção. É sobre este assunto que falaremos a seguir.

A manutenção dos painéis fotovoltaicos é bem simples, barata e pode ser feita pelo próprio usuário. Basicamente ela consiste em limpezas periódicas utilizando-se apenas água, pano ou algum instrumento de limpeza com cerdas macias e não abrasivas. Nenhum produto químico é recomendado nesta operação, assim como não é indicado utilizar pressurizador com jato direto sobre os módulos. A periodicidade de execução desta manutenção vai depender muito do local onde os painéis estão instalados, se estiverem localizados perto de grandes fábricas, por exemplo, a limpeza terá que ser feita com mais frequência. A sujeira por tempo prolongado pode não só afetar o rendimento de energia como causar manchas, fungos e corrosão nos módulos, reduzindo a sua vida útil que é estimada entre 25 a 30 anos.

bece3c_8750f592b784457a97753e83dfdea1bb-mv2

De acordo com Luciano Vinti, engenheiro sócio da Solsist Energia, em alguns casos é preciso estar atento quanto à segurança. Como os painéis fotovoltaicos geralmente são instalados em telhados a manutenção realizada pelo próprio usuário pode se tornar perigosa por causa da altura. “Neste caso aconselhamos contratar um técnico especializado. A NR35 é a norma que rege este assunto e segundo as regras, todos os trabalhos acima de 2 metros de altura com risco de queda precisam ser feitos por um profissional que tenha treinamento adequado. Também é preciso tomar muito cuidado com possíveis choques elétricos caso seja feita alguma intervenção nos quadros de proteção, já que os módulos geram energia que alimentam a rede elétrica da instalação”, acrescenta.

Se este for o seu caso, a Solsist Energia disponibiliza todo o serviço de manutenção necessário. Ao ser contratada, a empresa faz uma visita ao cliente para verificar o local de instalação dos painéis fotovoltaicos e, além da limpeza, também confere todas as ligações elétricas e dispositivos de segurança que estão no string box (quadro elétrico de proteção em corrente continua, composto por um conjunto de dispositivos aptos a intervir contra distúrbios elétricos que ocasionalmente podem ocorrer entre as séries de módulos fotovoltaicos e o inversor). Durante o processo a Solsist ainda verifica o funcionamento dos inversores, cabos e baterias no caso de sistemas autônomos.

Fique atento aos sinais!

Fazer o monitoramento das condições e desempenho do sistema fotovoltaico são importantes para manter o bom funcionamento do equipamento com os menores custos e o maior aproveitamento possível da energia solar.

Segundo Vinti, quando o sistema não está funcionando bem o primeiro sinal aparece na produção de energia. “O usuário precisa prestar atenção na média estipulada em seu projeto, caso a geração não esteja atingindo essa média é porque algo está realmente errado. Pensando em casos assim, nós da Solsist oferecemos gratuitamente aos clientes, durante o primeiro ano de instalação do sistema, acompanhamentos semanais e produção e enviamos relatórios mensais de rendimento para os clientes, onde apontamos as principais caraterísticas de funcionamento. Caso algo esteja diferente do que foi planejado disponibilizamos uma equipe para promover os ajustes necessários”, explica.

instalador2

Ainda ficou alguma dúvida sobre a manutenção dos sistemas solares fotovoltaicos? Se a resposta for sim, esperamos seus comentários. Aproveite o espaço e compartilhe conosco seus questionamentos! Também estamos disponíveis pelos telefones 31|3477-7714 ou 31|4042-0255 e através do email: contato@solsistenergia.com.br

 

%d blogueiros gostam disto: