fbpx Skip to main content

Instalação de energia solar: tudo o que você precisa saber

Com os constantes aumentos na conta de luz, investir em sistemas de geração de energia solar vem se tornando uma excelente opção de economia para o consumidor e provavelmente você já ouviu falar no assunto, não é? Mas por acaso já pensou em participar ativamente desse movimento? Se a resposta for sim, certamente algumas dúvidas a respeito da instalação dos equipamentos de energia solar já passaram pela sua cabeça. Por esse motivo, o artigo de hoje vai te mostrar pontos importantes sobre o processo de instalação de energia solar, obras necessárias, medidas de segurança, homologação do sistema e muito mais. A instalação de energia solar em uma residência pode ser mais fácil e rápido do que você imagina, porém é necessário estar atento a todos os passos que listamos abaixo para você garantir uma melhor eficiência dos equipamentos. Acompanhe!

Características da residência

Não existe um formato específico de telhado para comportar o sistema de energia fotovoltaica. De acordo com o engenheiro e sócio da Solsist Energia, Luciano Vinti, qualquer telhado ou cobertura pode receber o sistema, desde que a estrutura seja avaliada previamente e que a área tenha um bom nível de incidência solar durante o ano. Você também não precisa se preocupar com o tamanho do espaço disponível em sua residência. Vinti garante que mesmo em uma área pequena é possível contar com todos os benefícios gerados. “Cada módulo tem em torno de 2m², portanto quanto mais módulos instalados mais energia será gerada”. É possível, inclusive, fazer a instalação de energia solar em outros locais, como no jardim de casa, já que existem algumas estruturas desenvolvidas para o solo.

Outro ponto importante é a questão da localização geográfica da residência. A duração da incidência da radiação solar pode variar muito de local para local. Mesmo o Brasil sendo um país com pouca variação de radiação solar em seu território, existem locais mais vantajosos que outros. “Quando os módulos estão voltados para o Norte (no hemisfério Sul) e com uma inclinação adequada temos uma maior produção de energia durante o ano todo”, afirma Vinti.

Equipamentos

Equipamentos de qualidade são fundamentais na instalação de energia solar
Os equipamentos básicos para instalação de energia solar são: módulos fotovoltaicos, estruturas, stringbox e inversor de conexão à rede.

Os componentes básicos necessários para instalação de energia solar, no caso específico de um sistema fotovoltaico são: módulos fotovoltaicos, estruturas, stringbox e inversor de conexão à rede.

Os módulos são instalados onde temos uma boa incidência solar, pois eles que são responsáveis por converter a luz do Sol em energia elétrica em corrente contínua.

As estruturas são responsáveis por fixar os módulos no telhado e suportar as cargas de vento, por isso devem ter uma boa durabilidade para acompanhar a vida útil do sistema. Geralmente são fabricadas em alumínio ou aço galvanizado para evitar a corrosão.

O stringbox é o sistema de proteção elétrica de todos os equipamentos. Ele contém disjuntores, dispositivos de proteção contra surto – DPS, fusíveis e dentre outros componentes elétricos.

Já o inversor ON-GRID é o cérebro do sistema, ele converte a energia de corrente contínua que chega dos módulos em corrente alternada que usamos na nossa casa. Ele que é a interface de conexão com a rede da concessionária local e está sempre monitorando os parâmetros da rede como tensão e frequência.

Obras e prazos

Segundo Luciano Vinti, o tempo para a instalação de energia solar varia de acordo com o tamanho e complexibilidade da obra. Em média, é gasto um dia para a instalação de cada 12 módulos fotovoltaicos, considerando um sistema completo. Importante frisar que você terá seu sistema instalado com a mínima interferência na rotina de sua residência e sem precisar de quebrar parede nenhuma!

Segurança

Solsist Energia conta com profissionais gabaritados em instalação de energia solar
Para uma melhor eficiência dos equipamentos é preciso contar com profissionais capacitados em instalação de energia solar.

A não ser que você seja um técnico ou um engenheiro experiente, não recomendamos que você faça sua instalação de energia solar por conta própria, já que é bastante perigoso. O risco de acidentes pode ser grande se não levar em conta todos os procedimentos de segurança necessários. Por isso, é importante contratar uma empresa profissional e especializada em instalações de módulos fotovoltaicos. “Os profissionais que atuam neste setor, devem ter antes de qualquer coisa, a capacitação adequada, principalmente em NR35 que é a norma reguladora de trabalho em altura e a NR 10 que é norma para trabalhos com eletricidade”, aponta Vinti.

Homologação do projeto

Para a instalação de energia solar, sobretudo do sistema fotovoltaico é necessário solicitar uma aprovação de conexão à rede elétrica junto à distribuidora que fornece energia elétrica ao cliente, como a Cemig, no caso dos usuários de Belo Horizonte. Mas você não precisa se preocupar com nada! A Solsist Energia tem uma equipe que solicita esta aprovação, acompanha e informa todas as fases desse processo. Após a aprovação, a distribuidora irá até sua casa para trocar o medidor convencional, que mede somente a energia consumida pela residência, por um outro bidirecional que mede também a energia fotovoltaica produzida. Para você entender melhor como funciona essa aprovação e quanto tempo se gasta no processo elaboramos abaixo uma ilustração com o passo a passo, confira: 

Saiba quais são os prazos para homologar o projeto de instalação de energia solar
Solsist Energia acompanha todo o processo de homologação para a instalação de energia solar.

Agora que você já sabe que a instalação de energia solar, particularmente de um sistema de energia fotovoltaico, não é nenhum bicho de sete cabeças, a vontade de apostar na própria energia ficou ainda maior, não é mesmo? Mande para a gente a sua conta de energia elétrica que faremos um orçamento de quantos módulos você vai precisar em seu projeto e quanto ficará o investimento.

Aproveite para compartilhar conosco também as suas dúvidas. Estamos à disposição para auxiliar você no que for preciso. Acompanhe nossas redes sociais no Facebook, Instagram e Twitter. É só procurar por Solsist Energia e nos seguir!

%d blogueiros gostam disto: