Skip to main content

Impulse II é o 1º avião a cruzar o mundo com energia solar

bece3c_b1e37b1f4e804b13bed5f300e2ba0351-mv2

Nessa última segunda-feira (25), o mundo noticiou um grande feito. O avião Solar Impulse 2 (SI-2) pousou em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, completando a sua longa viagem de volta ao mundo iniciada há mais de um ano.

Movido somente a baterias que acumulam energia solar, o SI-2 pode atingir uma velocidade máxima de 140 km por hora. Sua envergadura é de 72 metros e o peso é de apenas 2.300kg, o equivalente ao de um carro. O avião é alimentado por energia solar recolhida por mais de 17.200 células solares que cobrem suas asas e fuselagem.

O trajeto foi longo: foram 16 paradas em sete países diferentes – Emirados Árabes, Oman, Índia, China, Japão, Estados Unidos e algum lugar entre o sul da Europa e o Norte da África. Tudo começou em março de 2015, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. De lá, o avião, idealizado pela Escola Politécnica Federal de Lausana (Suíça), seguiu na direção do Oriente até alcançar o Japão. Ali, a aeronave precisou enfrentar seu maior desafio até então: atravessar um oceano, feito inédito para um veículo sem combustível. A aeronave é pilotada pelo suíço Bertrand Piccard.

O feito abre espaço para mais pesquisas na área da aviação com energia solar. É isso que os pioneiros suíços estão querendo agora: estudar e melhorar cada vez mais essa forma de energia para, quem sabe num futuro próximo, substituir de vez os combustíveis fósseis – e poluentes – pela energia limpa.

A equipe liberou um vídeo em timelapse, gravado com uma GoPro, mostrando como o avião movido a energia solar atravessou o planeta. Assista e surpreenda-se!

 

%d blogueiros gostam disto: