fbpx Skip to main content

Solsist acompanha novidades da Enersolar

Apresentar as mais recentes tecnologias, produtos e serviços voltados para o setor de energias sustentáveis, renováveis e limpas. Esse é o objetivo da Enersolar + Brasil – Feira Internacional para Energia Solar que acontece em São Paulo. Mais de 80 expositores dos segmentos de aquecedores solares, placas termo solares, painéis fotovoltaicos, aerogeradores, inversores, máquinas para transporte e manuseio de biomassa, caldeiras e queimadores participaram do evento. A feira se destaca anualmente pela diversidade de produtos que oferece e, sobretudo, pela oportunidade de negócios que disponibiliza ao mercado. Integrando a Enersolar acontece também o Ecoenergy – Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia, que está em sua 7ª edição e reúne uma programação com conteúdo de alto nível e palestras com importantes empresários, pesquisadores, representantes do governo, entidades e associações ligadas ao setor. Todos os anos são quase 12 mil visitantes prestigiando os encontros.

Nesta edição, Ana Paula Horta, nossa engenheira de energia, esteve acompanhando todas as novidades e conta para a gente o que mais chamou sua atenção. Leia a seguir!

Energia solar

No campo da energia solar como um todo, o destaque, segundo a especialista, vai para a inovação na utilização de micro inversores, inversores híbridos e estruturas para fixação dos módulos em solo, com uso de motores nas estruturas que conseguem acompanhar o movimento do sol. “Praticamente todas as empresas fabricantes apresentaram uma solução envolvendo essas tecnologias, sendo para geração de energia solar residencial ou para diversos setores industriais e seus maquinários”.

Lançamentos em produtos e serviços

Em termos de produtos, o que mais chamou atenção de Ana Paula foi o Inversor Fotovoltaico Híbrido. O inversor serve para alimentação de cargas prioritárias em instalações no qual o funcionamento deve ser ininterrupto e seguro. O sistema possui uma forma modular, que pode ser ampliado e adaptado para inúmeras situações. “O funcionamento se dá através de um gerador On-Grid (conectado à rede) em conjunto com um gerador Off-Grid (isolado da rede ou autônomo), ou seja, combinando as características de ambos. Um equipamento de alta tecnologia e de grandes funcionalidades”.

Quanto aos serviços prestados ela destaca os painéis fotovoltaicos de alta qualidade e inversores importados a preços competitivos. “As empresas estão oferecendo aos clientes consultoria para melhoria de eficiência energética, redução de custos em grandes compras de equipamentos. Assim como outras opções de energias renováveis, por exemplo, a eólica e PCH (Pequena Central Hidrelétrica)”, revela.

Conteúdo diversificado

Enersolar 2017

Durante os três dias de evento, a Enersolar promove as mais variadas atividades em sua programação, como palestras com nomes importantes do setor. Dos bate-papos que teve oportunidade de acompanhar, Ana Paula destaca o comandado pelo diretor Rogério Constato, da empresa VivaBem. Ele apresentou as novidades e vantagens do uso de microinversores e seus funcionamentos, fazendo uma comparação com um sistema tradicional.

E também a interessante e motivadora palestra ministrata pelo subsecretário de empreendedorismo e da micro e pequena empresa do governo do Estado de São Paulo, Roberto Sekiya. ”Ele falou muito sobre a importância do empreendorismo e como empresas na área de energia solar estão crescendo, inovando e aumentando a receita no mercado. Citou também que é fundamental um networking empresarial, que a troca de experiências é um grande diferencial”.

Mercado Solar

Durante sua participação no evento, a engenheira de energia, Ana Paula Horta, pôde observar que as empresas brasileiras continuam investindo pesado no mercado solar, mesmo diante da crise econômica. “Todo ano a feira amplia e traz novas empresas nacionais e internacionais. Isso fica muito claro pra gente que o avanço do mercado de energia solar é global. Interessante mencionar também a variedade de equipamentos solares que estão surgindo de todo canto do planeta, com tecnologia de ponta e alta eficiência. Com certeza retorno à Belo Horizonte com grandes expectativas para 2018”.

A Enersolar + Brasil será encerrada hoje em São Paulo. Se você não teve oportunidade de acompanhar o evento de perto vale a pena clicar aqui. Abaixo você também fica sabendo dos próximos encontros na área. Atualize-se!

Brasil Solar Power

Data: 5 e 6 de Julho de 2017

Local: Rio de Janeiro

Mais informações: http://www.brasilsolarpower.com.br

Intersolar South America

Data: de 22 a 24 de Agosto de 2017
Local: São Paulo
Mais informações: http://www.intersolar.net.br/pt/inicio.html

 

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: