fbpx Skip to main content

Um novo canal de informação e conhecimento: o Blog Energia que Transforma!

Este post é em comemoração ao aniversário de quatro anos da Solsist Energia e nesta data tão especial para nós, temos uma novidade para o setor de energia fotovoltaica: O novo canal de notícias e informações Energia que Transforma, mas antes de contar como funcionará essa nova plataforma, vou contar para você nossa trajetória até aqui.Novo portal de noticias da energia fotovoltaica: Energia que Transforma

Antes de tudo, Engenheiros de Energia

Essa história começou antes mesmo da abertura da Solsist Energia. Nossa trajetória no setor de energia fotovoltaica se iniciou em 2009 no curso de Engenharia de Energia da PUC-Minas.

Foi neste curso de engenharia que eu, Luciano Vinti, conheci meu sócio Paulo Breyner. Foi também no início da graduação que começamos a entender melhor o que era a tal da energia fotovoltaica.

Desde o primeiro período da faculdade já desenvolvíamos projetos ligados a energia solar fotovoltaica. Naquela época, a maior parte das pesquisas no Brasil estava ligada a sistemas fotovoltaicos autônomos. Foi só em 2012 que a ANEEL regulamentou os sistemas fotovoltaicos conectados à rede.

Durante o primeiro ano da faculdade participamos de um projeto de extensão universitária em comunidades e escolas carentes de BH. Nele nós desenvolvíamos oficinas ligadas a energia e sustentabilidade.

Para se ter uma ideia, durante as oficinas com crianças nas escolas atendidas, nós construímos um secados solar de frutas. Este equipamento era feito de maneira bem simples com materiais recicláveis. Este secador solar utiliza o calor do Sol para produzir frutas desidratadas, tais como tomate seco e uva passa. Contudo, o principal que ele poderia produzir era uma renda extra para as comunidades carentes. Com a comercialização das frutas, muitas famílias tinham uma renda complementar no final do mês.

Depois dessa fase mais conceitual, entramos em uma fase mais acadêmica. Foi a hora de começar os projetos de pesquisa com as iniciações científicas e tecnológicas. Durante essa etapa da nossa carreira fizemos vária pesquisas em relação a eficiência dos módulos fotovoltaicos utilizados nos sistemas FV.

Experiência fantástica no Norte do país

Um ponto muito importante desta etapa foi nossa viagem para Belém do Pará. Foi um mês de estágio de férias no laboratório do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) da Universidade Federal do Pará – UFPA.

Uma época de aprendizado fora de série! No laboratório podíamos testar módulos que já estavam sendo utilizados à cerca de 20 anos em meio a floresta amazônica. Com esses testes, conseguimos constar que a garantia dos fabricantes do módulos de 25 anos é real.

Hora da formatura

Nossa trajetória acadêmica continuou até 2013, ano da minha formatura e ano de entrega do famoso TCC e claro… O Trabalho de Conclusão de Curso foi com o tema de energia fotovoltaica.

Durante a elaboração doTCC eu formatei a ideia de uma empresa do setor de energia fotovoltaica. Contundo eu não sabia que o Paulo, também pensou o mesmo no trabalho dele.

Com os trabalhos entregues e com o diploma na mão, o Paulo me ligou:
-Luciano lembra daquela ideia que sempre conversamos durante a faculdade? Vamos empreender no setor de energia fotovoltaica?
-É claro! Vamos começar o quanto antes!

O nascimento da Solsist Energia

Como os nossos TCC já tinham partes de um plano de negócios, bastou juntar as ideias para a Solsist nascer em 31 de julho de 2014. Logo no outro ano, o também Eng. de Energia, Alexandre Andrade se juntou ao nosso time e acabou se tornando nosso sócios no final daquele ano.

De lá pra cá, a nossa empresa só cresceu! Grandes amizades foram construídas e vários projetos e desafios passaram pelo nosso caminho. Cada cliente tem uma história única e poder fazer parte dela é muito gratificante.

Desde o início, temos uma missão que é transformar recursos naturais em economia e qualidade de vida. Desta maneira, o que vendemos não são somente “placas no telhado”. Mas sim a possibilidade dos nossos clientes utilizarem a economia mensal, que o sistema fotovoltaico traz, naquilo que realmente importa para eles.

Nostalgia a parte, com os 4 anos no mercado de energia solar só temos a agradecer, pois, a cada ano, estamos ganhando novos horizontes, levando energia solar para todo o Brasil, com um time de profissionais incríveis.

Time da Solsist Energia na comemoração de 4 anos no setor de energia fotovoltaica
Time da Solsist Energia na comemoração de 4 anos.

O que já aconteceu no último ano

Recentemente, estivemos desenvolvendo projetos em paralelo em duas regiões do país. Instalamos sistemas fotovoltaicos nas cidades de Jatobá – PE e Taubaté – SP, onde conhecemos pessoas incríveis.

Outro marco da nossa carreira no último ano é que voltamos para a região Norte do Brasil, mas agora de uma maneira diferente, levando educação!

No final do ano passado, ministramos o nosso curso de Projetista de Sistemas Fotovoltaicos em Boa Vista – Roraima.

Ainda falando dos cursos, aqui em Belo Horizonte temos uma parceria com o SENAI e já formamos mais de 800 alunos de diversos estados brasileiros. Sempre ensinando os novos profissionais a trabalharem da maneira correta e principalmente, de uma maneira segura!

Nossa busca por compartilhar conhecimento, aliado ao nosso sonho de ver todo mundo produzindo sua própria energia é que mantém nossa motivação diária para chegar a todos os cantos deste país.

Durante estes anos, fizemos grandes parcerias, uma delas é a Solenerg, empresa especializada em energias alternativas e renováveis e com mais de 20 anos de experiência no mercado solar fotovoltaico, que tem papel fundamental na nossa formação.

Com a aposentadoria do seu fundador, no início deste ano, a Solenerg passou todas as suas atividades comerciais para a nossa equipe. Essa parceria demonstra a confiança para dar prosseguimento no legado do Eng. Carlos Alberto Alvarenga, fundador da Solenerg Engenharia.

Já a mais nova parceria da nossa empresa aconteceu com a Sungrow, fabricante internacional de inversores solares de última geração. Como eles vieram para o nosso país para ficar, a partir de 2018 a Solsist Energia é a “service partner” da Sungrow em projetos de grande geração de energia no Brasil. Essa parceria abre novas oportunidades para os nossos clientes que é a manutenção de equipamentos dentro das grandes usinas.

Um novo canal de comunicação da energia fotovoltaica: Energia que Transforma

Para finalizar nossa retrospectiva, e como presente de aniversário, estamos oficialmente colocando no ar o novo canal de informação do setor de energia solar fotovoltaica, o blog Energia Que Transforma.

A ideia deste novo canal é justamente levar mais informação para quem ainda não conhece e a tecnologia e principalmente, quem não conhece os benefícios da energia solar fotovoltaica.

Todos nós da Solsist acreditamos que a energia fotovoltaica é uma energia que pode transformar vidas!

A energia fotovoltaica pode transformar a vida daquela pessoa que nunca teve acesso a energia elétrica em meio à floresta amazônica. Ou até mesmo a trajetória daquela empresa que não consegue expandir sua produção devido as altas tarifas de energia.

A energia fotovoltaica também consegue transformar a vida de uma família, que poderá fazer aquela sonhada viagem de férias somente com economia mensal de energia gerado pelo o sistema fotovoltaico.

Sendo assim, o novo canal servirá para difundir informações para que cada vez mais pessoas possam transformar suas vidas por meio da energia fotovoltaica. Sempre traremos novidades do setor e histórias dos nossos clientes por aqui.

E você? Quer transformar sua vida por meio da energia solar?

Deixe seu contato aqui que nós vamos te ajudar, seja em projetos de economia e sustentabilidade ou em treinamentos para novas perspectivas profissionais.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: