fbpx Skip to main content

UFMG oferece curso inédito de Especialização em Fontes Alternativas de Energia; inscrições abertas a partir do dia 15

Engenheiros eletricistas, mecânicos, de controle de automação, de sistemas, de energia e áreas afins, fiquem atentos a nossa notícia de hoje! A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está ofertando o curso inédito de Especialização em Fontes Renováveis – Geração, Operação e Integração. A atividade é baseada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da entidade, iniciativa de excelência no país em cursos de especialização, mestrado e doutorado. As inscrições abrem no dia 15 de novembro e encerram em 19 de janeiro de 2018. Os interessados deverão preencher os requisitos necessários, apresentar os documentos exigidos e estar atentos a todos os processos de seleção. Para consultar o edital basta clicar aqui!

A Especialização em Fontes Renováveis é um curso com teoria aprofundada que visa formar profissionais altamente capacitados e, portanto, requer tempo extra-classe para dedicação aos estudos e trabalhos das diversas disciplinas. As atividades iniciam no ano que vem, sendo realizadas entre março de 2018 e abril de 2019, com carga horária de 360h, seguindo o calendário da UFMG. Após as disciplinas o aluno terá até seis meses para o desenvolvimento da monografia. As aulas estão previstas para acontecerem às sextas-feiras (das 19h às 22h40) e aos sábados (das 7h30 às 12h30). Fiquem ligados, pois as vagas são limitadas!

Plano curricular

cartaz-final-saA estrutura curricular do curso está organizada em cinco módulos:

Módulo I – Conceituação Básica

– Tem como objetivo apresentar os conceitos básicos necessários ao curso e nivelar o conhecimento dos alunos.

Módulo II – Identificação, Conceituação e Princípios Operacionais dos Diferentes Sistemas de Conversão de Energia

– Cerne do curso onde serão apresentados os principais sistemas de conversão de energia que utilizam fontes renováveis.

Módulo III – Aspectos da Operação e Integração dos Sistemas de Conversão à Rede

– Tópicos avançados sobre operação e integração dos sistemas de conversão de energia conectados às redes elétricas.

Módulo IV – Seminários

– Palestras onde serão apresentados tópicos relacionados às fontes de energia. O tema das palestras poderão ser modificados de acordo com a demanda.

Módulo V – Monografia

– Desenvolvimento de uma monografia final para obtenção do título de pós-graduação latu sensu. Esse módulo não possui aulas e o aluno é acompanhado por um professor orientador.

Durante dois anos, docentes de diversas instituições de ensino e especialistas, todos com grande experiência na área, estiveram envolvidos no projeto. O curso conta ainda com o apoio da Cemig e Aneel. Seu corpo docente é de renome o que faz da atividade um grande diferencial no mercado. Para mais informações acesse: http://bit.ly/2hxz7Dn

%d blogueiros gostam disto: