fbpx Skip to main content

Como Economizar Energia

Recentemente observamos um aumento significativo na conta de luz. No último mês de Maio, por exemplo, a tarifa dos clientes residenciais da CEMIG sofreu um reajuste de 18,63%. É nesse momento que paramos para avaliar como economizar energia para não levar um susto no fim do mês.

Substitua as Lâmpadas Incandescentes

Muita gente já sabe, mas vale lembrar: Lâmpadas Incandescentes consomem cerca de 30% mais energia que Lâmpadas Fluorescentes ou LEDs. Além do mais, o tempo de vida útil das Lâmpadas Fluorescentes e dos LEDs pode ser até 8 vezes maior do que o das Lâmpadas Incandescentes. Portanto, não tenha dúvidas quando avaliar se você deve ou não substituí-las, se você ainda utilizá-las.

Cuidados com a Geladeira

Por ser um eletrodoméstico indispensável e que representa uma boa parte do nosso consumo mensal, devemos dar atenção especial à geladeira. Limpar o equipamento regularmente – principalmente o freezer – pode otimizar seu desempenho e, consequentemente, reduzir seu consumo. Também é importante verificar se existe espaço suficiente entre a parede e a parte traseira da geladeira, que é responsável pela dissipação do calor gerado pelo equipamento.

Outro ponto muito importante é a borracha de vedação da porta. Verifique se ela está vedando corretamente o equipamento para conservar sua temperatura interna. Por fim, evite colocar alimentos quentes no refrigerador, pois isso faz com que o equipamento trabalhe por mais tempo (e consuma mais energia).

Ar Condicionado

Um vilão da economia, mas sempre bem-vindo em dias quentes, o ar condicionado deve ser frequentemente verificado para garantir o seu correto funcionamento. Limpezas e higienizações regulares ajudam o equipamento ser mais eficiente.

Também é interessante observar se existe alguma fonte de calor dispensável no ambiente, como por exemplo as lâmpadas incandescentes e, claro, não deixar o aparelho ligado sem necessidade (quando ninguém estiver no ambiente, por exemplo).

Uma dica valiosa é que os aparelhos de ar condicionado funcionam em seu estado mais eficiente quando regulados para uma temperatura entre 22 e 25º C.

Já pensou em como economizar energia sem reduzir seu consumo?

 

Melhorar os hábitos de consumo para economizar energia muitas vezes significa reduzir o seu conforto e comodidade. Além disso, existe um fator externo muito forte que não conseguimos controlar: o aumento tarifário recorrentemente alto, trazidos pelas concessionárias de energia.

Uma alternativa viável, ecologicamente positiva, e cada vez mais acessível é a Energia Solar Fotovoltaica. O sistema possibilita a geração da sua própria energia à partir do Sol. Em outras palavras, o Sol passa a ser seu parceiro em como economizar energia! Com o projeto correto, você ganhará um ótimo aliado.

Através de um sistema solar fotovoltaico bem dimensionado é possível gerar créditos de energia para abater em sua fatura. Portanto, ao gerar sua própria energia com um sistema solar, você poderá continuar usando todos seus equipamentos. E ainda reduzir os gastos na sua conta de luz no final do mês.

Bom, agora que você conhece algumas maneiras de como economizar energia. E já sabe que gerar sua energia com o Sol é maneira mais rentável para isso. Entre em contato com a gente para receber um orçamento de um sistema solar fotovoltaico.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: