fbpx Skip to main content

Carro elétrico – uma solução sustentável

Aposto que você quase não vê nas ruas um carro elétrico, mas imagens como o do ônibus a seguir são diárias. Por causa de imagens assim é que não vemos as palavras automóvel e sustentabilidade na mesma frase com frequência.

Coletivo do Sistema Transcol, na Avenida Dante Micheline, em Vitória.

E ainda, é por isso que boa parte da população a visão de que os automóveis são inimigos da sustentabilidade. De fato, este pensamento ainda é muito frequente, porque os veículos são uns dos maiores produtores dos gases de efeito estufa nas cidades.

Sempre será deste jeito?

Até o ano passado não existiam no Brasil incentivos para unirmos a sustentabilidade e a ecologia com os automóveis. Os carros elétricos e híbridos que passeavam pelas ruas brasileiras eram importados e com valores bem elevados. Isso limitava o acesso desse bem de consumo para apenas uma pequena parcela da população brasileira.

Ainda dependemos do petróleo…

Você provavelmente se lembra que o Brasil parou em Maio devido a greve dos caminhoneiros. Os grevistas manifestavam-se contra os reajustes frequentes dos preços dos combustíveis, principalmente do óleo diesel. Esse movimento gerou incerteza na disponibilidade de combustíveis com a paralisação e os bloqueios de diversas rodovias do Brasil. Durante o período da greve várias cidades decretaram situação de de calamidade pública devido aos desabastecimentos gerados pela falta de combustível. Isso prova que ainda somos altamente dependentes do petróleo.

As pessoas ainda estão com medo dessa escassez de combustível e presenciamos isso essa semana em BH. Uma notícia falsa de uma nova greve, causou transtorno e filas enormes nos postos de combustíveis em Minas Gerais.

Agora já imaginou você não depender dos postos de combustíveis para se locomover??

Parece até outra Fake News, não é mesmo?? Mas pode acreditar! O seu carro elétrico abastecido na sua própria residência ou empresa, está cada vez mais próximo.

Carro elétrico carregando na garagem de uma casa.

Por exemplo, em vários shoppings de Belo Horizonte já é possível encontrar uma vaga exclusiva com estação de recarga para carros elétricos. Agora imagine sua casa gerando energia com o sol e abastecendo o seu carro. Quanto você não economizaria todos os anos com combustível? O investimento em carros elétricos já começa a valer a pena, não é mesmo??

Carros elétricos na Rota 2030…

E este cenário está prestes a se consolidar com a aprovação, prevista para esse ano, do novo plano comercial de incentivo para área automotiva.

BMW i3 já está disponível no Brasil.

Denominado Rota 2030, esse plano aborda vários pontos que ao longo do tempo foram exigidos com mais recorrência, como segurança e investimento na indústria nacional. Porém apresenta uma novidade ao prever a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os veículos elétricos e híbridos .

No plano passado os carros elétricos possuíam uma taxa de IPI de 25% e com a Rota 2030 os veículos elétricos terão taxas entre 7 e 20%. Esses valores podem variar dependendo da sua eficiência e peso, sendo que quanto mais econômico o automóvel menor o imposto. Já os veículos híbridos, que aceitarem álcool como uma opção de combustível, terão uma redução de 2% no seu IPI.

Outra novidade!!

Sion – Carro elétrico com células fotovoltaicas.

Uma startup alemã está desenvolvendo um carro elétrico ainda mais sustentável.

O Sion, resultado de um projeto com lançamento no segundo semestre de 2019, conta com 330 células fotovoltaicas. Essas células estão integradas no seu capô, teto e laterais, e captam a luz solar gerando energia elétrica suficiente para movimentar o veículo.

Uma das versões desse modelo, apresenta também uma bateria capaz de alcançar uma autonomia de até 250km. O veículo que contará com todos os artefatos eletrônicos que compõem os carros atuais, será oferecido por 16.000 euros.

Com incentivos fiscais e um sol abundante, bem que poderíamos ter esta opção como meio de locomoção no nosso país, né???

 

Você gostaria de ter um carro elétrico? E de gerar sua própria energia com o sol? Conta pra gente aqui!!

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: