fbpx Skip to main content

Como ter atitudes sustentáveis no ambiente de trabalho? Aprenda com a gente!

Recentemente, mostramos neste espaço (relembre aqui), que a adoção de energia solar em empresas, sejam elas grandes, pequenas ou médias, tem sido cada vez mais buscada. O fato não se deve apenas a economia, mas, acima de tudo, as melhorias sociais e ambientais geradas no ambiente de trabalho.

Apesar da energia solar está se expandindo dentro das organizações, infelizmente essa ainda não é a realidade de todas. Muitas vezes isso acontece pelo próprio desconhecimento da solução ou condições financeiras. Mas nada que impeça essas impressas de buscarem outras alternativas sustentáveis em suas instalações. Pensando nesse tipo de situação, propomos no artigo de hoje, destacar algumas atitudes importantes que podem ser praticadas (individualmente e coletivamente) no dia a dia de seu ambiente de trabalho e contribuir consideravelmente para um planeta mais saudável para todos. Vamos conferir?!

Atitudes que fazem a diferença:

– Substitua as lâmpadas: trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou de LED pode economizar até 80% da conta de luz da sua empresa. Sem contar que a durabilidade delas é muito maior. Gosta de luz natural? Então abra as janelas e aproveite a luminosidade do dia. Ao sair dos ambientes apague as luzes. Essas são atitudes simples, mas que fazem bastante diferença!

– Recicle: procure reciclar todo material utilizado na empresa. Incentive o uso de lixeiras próprias para a coleta seletiva e abra mão da lixeira individual.

– Aposte em canecas: sua empresa ainda utiliza os famosos copos descartáveis? Esse hábito deve ser eliminado o quanto antes, uma vez que o plástico leva em torno de 100 anos para se decompor, ou seja, um verdadeiro veneno para a natureza. Portanto, incentive o uso de canecas, copos de vidros, entre outros, no lugar do copo descartável.

– Desligue os computadores: ao final do expediente, em vez de deixar os aparelhos do escritório em modo stand by, procure desligá-los completamente. O monitor tende a representar aproximadamente 80% de gasto no computador, deixá-lo na proteção de tela gasta tanta energia quanto com a tela funcionando. Essa também é uma atitude super simples, mas extremamente econômica.

– Estimule o transporte alternativo: sustentabilidade e saúde andando juntos! Que tal tirar o carro da rua e chegar ao trabalho usando transporte público, bike ou simplesmente indo a pé? Carros contribuem significativamente pela poluição diária do trânsito. Caminhar a pé, além de te ajudar a sair do sedentarismo, reduz o estress. É ou não é uma boa troca?

– Aposente a impressora: já percebeu que, hoje em dia, quase todos os documentos fiscais, boletos, guias, são emitidos pela internet, sem necessidade de impressão? Está na hora de aderir também a essa ideia, não é mesmo? Agora, quando for necessário imprimir, procure fazer uso de papel reciclado e, se possível, reutilize o papel como rascunho, por exemplo.

– Incentive o HomeOffice: o homeoffice já é uma tendência em várias partes do mundo. Mas que tal adotá-lo em alguns dias do mês em sua empresa? Se o seu funcionário possui estrutura adequada para trabalhar em casa vale a pena investir nessa ideia. É uma forma de economizar e garantir mais qualidade de vida ao seu colaborador, concorda?

– Use energia solar: quando esse investimento couber em seu orçamento não deixe de apostar nele, sobretudo nos painéis fotovoltaicos. O sistema exige pouca manutenção, tem vida útil longa – cerca de 30 anos, não polui, reduz a conta de luz em até 90%, valoriza a marca da sua empresa e é economicamente viável. A Solsist, por exemplo, tem ótimos planos para oferecer, converse com a gente!

E você, pratica alguma dessas atitudes sustentáveis dentro de seu ambiente de trabalho? O que você faz para evitar o desperdício? Compartilhe com a gente outras sugestões também!

%d blogueiros gostam disto: